quinta-feira, 28 de junho de 2007

UMBLOGÃO

Trata-se de um nome como outro qualquer. Na verdade poderia chamar-lhe bloguinho porque não tenho mais nem menos pretenções que os outros. Apenas desejo que cada um exprima livremente a sua opinião e só assim será um bloque terminado em ão.
jd

5 comentários:

jd disse...

Este blog servirá como uma janela onde se possa libertar o que esteja abafado dentro de nós, exprimindo livremente as nossas ideias, abordando situações que nos parecerem injustas e dando opiniões sobre o que nos parecer importante.

jd disse...

Pontos.nos.is – EMPREGO E EMPREGABILIDADE


Este texto vem na sequência de várias notícias surgidas em diferentes locais e inclusivamente no vosso jornal da semana passada. A propósito da apresentação dos cursos da Universidade do Minho lê-se a dado momento que alguns desses cursos têm garantido 100% de empregabilidade. Na verdade empregabilidade e emprego não a mesma coisa:

O termo empregabilidade vem na sequência de orientações surgidas no Processo de Bolonha e significa ter resultados de aprendizagem relevantes para o mercado de trabalho. Portanto trata-se de uma preocupação com a formação e com a aprendizagem.

A preocupação com a formação, com os cursos e com seus curricula não se deve reduzir a uma lógica exclusiva de emprego. “Os programas de estudo têm que ser academicamente válidos e relevantes para o mercado de trabalho” (Patrão, 2005).

A empregabilidade pressupõe uma orientação dos curricula no sentido da aquisição de competências profissionais, sem descurar a vertente académica e como tal a capacidade de evolução e de adaptação ao mercado, aos tempos e ás mudanças.

Privilegiar a empregabilidade não significa privilegiar o emprego, ou seja “estimular uma formação demasiadamente centrada nas exigências presentes, prejudicando a evolução técnico profissional” (Jorge Gonçalves, 2003).

jd disse...

comentário

disse...

jd,tens de divulgar mais o teu blog para que ele deixe de ser umbloguinho e passe a ser mesmo umblogão.Vou mandar-te por mail as minhas fotos que estiveram no blog Delfos,entretanto desactivado,para o caso de as quereres publicar aqui.
Não percebo o teu comentário postado a 29 de Março.
Estamos aí.

disse...

A Lurdinhas demitiu-se.
Era bom ,não era?
O provelema(como diz um amigo meu do Teatro) é que hoje é o dia 1 de Abril.









Braga por um Canudo

Braga por um Canudo

antartikada_nbsp_sabah

antartikada_nbsp_sabah

Açude Ilha dos Amores

Açude Ilha dos Amores

Ponte do Arco-Outono

Ponte do Arco-Outono

linda foto

linda foto